Acontece no próximo dia 22 de fevereiro, o primeiro Fórum de Governança da Internet em Angola, numa iniciativa do Instituto Nacional de Fomento da Sociedade de Informação (INFOSI), cujo evento tem como objectivo juntar diversos especialistas para analisar e discutir o futuro desta ferramenta de trabalho.
Segundo o site oficial do evento, além da agenda de temas de debate que decorrerão ao longo do dia, um outro destaque vai para a criação de um prémio para a melhor empresa angolana que desenvolve o negócio no universo da internet.
“Governança da Internet é essencial para garantir que a Internet continue a ser uma ferramenta valiosa para a humanidade, promovendo o desenvolvimento económico, a liberdade de expressão e a colaboração global”. Pode ler-se no site do evento.
Para o INFOSI, a criação de um fórum de governança da Internet em Angola é justificada pela importância da Internet na sociedade moderna, com benefícios que vão desde o desenvolvimento económico até à proteção dos direitos e liberdades dos cidadãos.
“Desde logo, ao nível da tutela contamos com o apoio institucional do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias da Informação e Comunicação Social”, acrescentam os organizadores e ressaltando que o mesmo contará com o patrocínio de entidades públicas e privadas.
MAIS: Angola ainda regista baixa na penetração de internet
A agenda do 1º Fórum de Governança da Internet em Angola prevê abordar em mesa-redonda diversos assuntos, destacando-se “A importância da Internet na sociedade moderna, e a promoção do uso responsável e inclusivo da Internet”, “Regulação e Cooperação na Governança da Internet”, “Estratégias de Marketing Digital”, “A internet e as Infraestruturas de Comunicação em Angola”.
Além disso, vão ser, também, analisados “A importância da Internet na Sociedade moderna, e a promoção do uso responsável e inclusivo da Internet”, “Acesso à Educação Digital”, “Tecnologias Emergentes e Oportunidades de Carreira”, “Ética Digital e Responsabilidade social”, “Regulação e Cooperação na Governança da Internet”, “Harmonização Global de Normas”, “Proteção dos Direitos Humanos Online”.
O programa de atividades reserva, igualmente, abordagens sobre “Responsabilidade das Plataformas Online”, “Cooperação Multissectorial”, “Proteção da Infraestrutura Crítica e Cibersegurança”, “Redes Sociais, Direito à Privacidade e Segurança”, “Inovação e Adaptação Regulatória”.
Preveem-se, ainda, debates sobre “Comércio Eletrónico e Marketplace”, “Vantagens e Desafios do Marketing Digital em Angola”, “Atual estado da Internet em Angola”, “Desafios e soluções para a aceleração digital em Angola”, “Segurança Online e Prevenção de Ataques”, “Inovações Tecnológicas e Privacidade dos Dados”.