Nos últimos anos essa liberdade tem sido usada para o teste de vários softwares maliciosos. Sim, vírus. Em 2012 os números chegaram a impressionantes 79%. Ou seja, mais de dois terços dos vírus feitos para plataformas móveis são destinados à plataforma Android.
Esses vírus podem roubar dados confidenciais, alterar o funcionamento normal do telemóvel ou instalar softwares que vigiam o usuário.
O estudo foi feito pela conhecida empresa de segurança digital, F-Secure, que chegou a conclusão que os vírus para Android têm tido um crescimento impressionante.
- em 2010, apenas 11% dos Malwares eram direccionados para a plataforma Android.
- Em 2011, atingiu-se 66% de ataques à plataforma
- Em 2012, 79%
Isso mostra como a plataforma tem se expandido, mas deixa dúvidas quanto as medidas de segurança implementadas para melhorar a plataforma.
Para se ter ideia, O iOS é alvo de apenas 0,7% dos vírus. O que demonstra o pouco interesse por parte dos desenvolvedores em atacar o sistema móvel da Apple.
O Symbian, da Nokia, tem 19% das ameaças do mundo móvel, com tendência a baixar, uma vez que esse sistema (felizmente) está a ser deixado de lado pela Nokia nos seus telemóveis topo de gama.
A questão para os seguidores do MenosFios é: usam algum antivírus na plataforma Android?
[Via]:Info