[Análise] Kamba 2: A aposta da 7 Mobile na performance.

7089

A 7 Mobile tem trazido Smartphones (e outros gadgets!) projectados para o mercado Angolano. Nomes como Kamba, Swegue, Drena, Txilo… são apelativos e vários utilizadores ficam curiosos para testar estes dispositivos. Em 2017 fizemos a análise de 2 smartphones da 7 Mobile: Kamba e Swegue. Depois da consolidação no mercado, recebemos no início de 2019 uma nova versão do smartphone Kamba. Curiosos para saber o que há de novo?!
Se não esteve atento, o Unboxing do Kamba 2 foi publicado aqui…

Características gerais do “Kamba 2”

Tal como o seu antecessor, 7 Mobile Kamba 2 é um smartphone de gama média, que conta com um ecrã de 5.0 polegadas, suporte a 2 cartões nano SIM, câmara traseira dual de 13 megapixels + 2 megapixels e na câmara frontal de 5 megapixels. Um verdadeiro salto em relação ao modelo anterior que tinha 5 e 2 megapixels para as câmaras traseira e frontal, respectivamente.

O smartphone promete cumprir as tarefas mais básicas do dia à dia, por um preço inferior a 50 mil AKZ.

Especificações completas
Banda 2G: 850/900/1800/1900MHz,

3G: WCDMA 900/1900/2100MHz,

4G: FDD Band 1/3/7/8/20

Processador MT6739 Quad Core, 1.3GHz
Memória RAM RAM 3GB RAM
Memória ROM 16GB ROM
Ecrã 5 inch HD IPS, 720*1440Pixel
Câmara 5.0MP (Frontal) + 13.0MP+2MP (Traseira)
Bateria 3000mAh, 5V1A
SIM Dual – NanoSIM
Sistema Operacional Android 8.1, Oreo

 Conteúdo da caixa

  • 1. Smartphone Kamba 2
  • 1. Adaptador AC/DC (Carregador)
  • 1. Cabo USB/Micro USB
  • 1. Auriculares
  • 1. Manual do utilizador
  • 1. Certificado de garantia

Hardware e Design

O Kamba 2 manteve-se fiel ao design original, bordas com curvatura acentuada,  botões físicos para “ligar/desligar” e Volume “Cima/Baixo” (todos posicionados no lado direito do smartphone). A entrada para os auriculares (Audio Jack 3.5mm) e entrada microUSB estão posicionadas na parte de cima do smartphone, deixando os altifalantes para a parte inferior.
A estrutura do smartphone é de metal, com excepção da parte traseira, de plástico, que tem de ser removida para inserirmos os cartões nanoSIM e MicroSD.
Há duas opções para quem comprar o Kamba 2:
  • usar apenas um SIM Card + Cartão MicroSD para expandir a capacidade de armazenamento
  • usar dois SIM Cards e abdicar do armazenamento extra. Veja mais detalhes no manual de utilizador.

Desempenho

O 7Mobile Kamba 2 traz o Android 8.1, sem alterações profundas (algo que os utilizadores podem agradecer!). As alterações da IU são visíveis nos papéis de parede, com logótipo da 7 Mobile desde a altura em que ligamos o smartphone.

Quanto ao desempenho, lembrem-se que estamos a falar de um smartphone de gama média/baixa, com 2GB de RAM. Simulamos o máximo situações da vida real, em que um utilizador teria abertas algumas aplicações como: Mensagens, Facebook, Instagram, Snapchat, Twitter, Câmara e dois jogos. Com todos estes aplicativos a trabalharem (alguns em segundo plano, como não podia deixar de ser), o smartphone não bloqueou. No entanto, há que ter atenção, sempre que a memória RAM estiver a ser consumida no limite, o smartphone poderá não ter um desempenho fluído.

Resultados de benchmark

Usamos os mesmos testes de performance para comparar o desempenho do Kamba 1 e 2.

AnTuTu v.6.2.7
Resultado: 40080 (contra os 24988 da primeira versão)

Geekbench 4
Resultado Single Core: 608 (contra os 422 da primeira versão)
Resultado Multi Core: 1664 (contra os 1231 da primeira versão)

Fica claro que a melhoria no processador e na memória RAM melhoraram o desempenho do Kamba 2.

Câmaras

As câmaras, itens tão aguardados pelos utilizadores, não ficaram fora do radar de mudanças da 7 Mobile. O Kamba 2 traz uma câmara traseira dual de 13 megapixels + 2 megapixels, comprimento focal de 3.4mm (o mesmo para a frontal), abertura de F/2.0, que funcionou bem, excepto em locais com pouca luz, aí a solução foi ligar o Flash, onde tivemos fotos nítidas. A Câmara frontal sofreu um upgrade, tem agora 5 megapixels, no entanto, esqueça as selfies em locais com pouca luz.

Autonomia da bateria

A Bateria do Kamba 2 é de 3000mAh , melhor do que os 2000mAh da primeira versão. Em utilização intensa,  com 4G ligado, conseguimos mais de 10 horas, com as configurações do brilho/iluminação no modo automático. Sem dados 4G, usando apenas ligações Wi-Fi para dados, conseguimos atingir cerca de 38 horas (com utilização moderada). Portanto, como se tornou regra, o ideal será recarregar o smartphone de 24 em 24 horas.
Falando em 4G…
Para quem precisa de velocidade, o Kamba 2 consegue garantir, em poucos testes usando as redes 4G em Angola, atingimos acima de 48 Mbps (Down) e 8 Mpbs (Up).

Conclusão

Não há como negar, avaliado em 46.000,00 AKZ, o Kamba 2 é aliciante para quem procura um smartphone de baixo custo.

Pontos Fortes:

  • Desbloqueio por impressões digitais e por reconhecimento facial, sem falhas, baixo tempo de resposta.
  • Desempenho melhorado! A gestão da memória RAM está eficiente nesta versão, com várias apps abertas, o funcionamento não foi contribuído.
  • Autonomia da bateria
Pontos de melhoria:
  • Uma bateria com maior autonomia traz a questão do carregamento lento, saímos de 0% à 100% de carga em 3 horas e 20 minutos. “Fast Charging” na versão 3.0 do Kamba?
  • Remover o cartã nanoSIM na entrada um do Kamba pode ser difícil, utilizadores mais descuidados poderão danificar as ranhuras para leitura do cartão.
  • Alguns termos em Inglês (mesmo escolhendo o idioma “Português”) nas definições do Smartphone poderão criar dificuldades aos utilizadores.

Tem contribuições sobre esse smartphone? Comente abaixo…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui