Esses primeiros data centers da Amazon Web Services (AWS), plataforma de serviços em nuvem da Amazon.com que oferece capacidade de computação, armazenamento de banco de dados, entrega de conteúdo e outras funcionalidades para ajudar as empresas a crescer, esses data centers estarão localizados na África do Sul e terão como objectivo atender às organizações , startups e empresas na África-Subsariana.
Benefícios dos data centers hospedados localmente
Como a Amazon também reconhece, um dos principais benefícios de se ter data centers no país é que as organizações poderão fornecer conexões com menor latência aos usuários finais. Outro benefício importante está relacionado à questão da soberania de dados.
A Amazon também garantiu aos clientes sul africanos que, o conteúdo e os dados armazenados nos data centers da AWS não serão removidos do país sem o seu consentimento.
A única desvantagem potencial desse anúncio é que ele poderia potencialmente consumir a participação de mercado de várias startups locais que começaram nos últimos anos e oferecem serviços similares aos oferecidos pela AWS. No entanto, com seu conhecimento dos mercados locais, talvez as startups possam se manter e talvez até se tornar parceiras da Amazon em suas respectivas regiões.