Menos Fios

Alunos devem adaptar-se as exigências da era digital, defende acadêmico

Os estudantes angolanos devem adaptar-se à altura das exigências da era digital e da globalização, na opinião docente universitário Bornito de Sousa.

O ex-Vice-Presidente da República, que falava numa palestra sobre “A transformação digital na Educação: Tendências e boas práticas”, defendeu a incorporação de mais práticas inovadoras nas escolas, visto que os planos curriculares das instituições de ensino devem proporcionar conhecimentos tecnológicos aos estudantes, dotando-os de conhecimentos necessários para estarem preparados para o atual mercado de trabalho e ter mais condições de optar pelo empreendedorismo.

É preciso fluência digital, com o uso adequado e ativo das tecnologias que devem ser postas à disposição dos estudantes para a adaptação e a busca de solução de vários problemas”, disse o acadêmico, alertando ainda acredita que Angola deve, a partir de agora, trabalhar para poder padronizar o aprendizado.

Além da incorporação de práticas inovadoras nas escolas, adiantou, é preciso, também, a criação de escolas de referência, capazes de dar resposta à qualidade e excelência do ensino.

A Estratégia “Angola 2050”, que projeta o desenvolvimento do país nos próximos 27 anos, apresentado pelo Executivo angolano, referiu, contém a visão a longo prazo dos sectores da Educação e Formação Profissional.

MAIS: Founder Institute Luanda. Angola deve investir mais na educação tecnológica

Esta estratégia, defendeu, é exigente e requer uma mudança dos modelos de educação atuais, porque o conceito de escola vai além da soma de salas de aula.

É importante prestar atenção em particular às habilidades sócio-emocionais, dos alunos”, sustentou.

Bornito de Sousa exortou as instituições a priorizarem o estímulo da mentalidade empreendedora nos alunos, com o objetivo de garantir empregabilidade dos recém-formados em diversas áreas do saber.

Bornito de Sousa apelou às instituições a ensinarem, também, as línguas nacionais em plataformas, que facilitem o aprendizado por ser um dos elementos mais importantes da identidade e cultura de um povo.

Exit mobile version