A aposta da multinacional Alemã, Siemens, na educação continua de vento em popa. Os alunos da escola Dom Bosco, em Cacuaco, realizarão, no dia 20 de Fevereiro, um conjunto de experiências científicas utilizando os kits “Matuta Júnior” da Siemens Angola. O objectivo desta iniciativa é permitir que os alunos criem interesse pelas áreas das ciências e engenharias numa iniciativa da Siemens Angola e da Associação Grupo de Amizade.
Para além de disponibilizar os kits de experiências, a Siemens Angola, que realiza a acção em parceria com Associação Grupo de Amizade, proporcionará aos professores daquela instituição de ensino, formação para melhor utilização dos 300 kits “Matuta Júnior” que serão doados. Esta iniciativa irá potenciar a sua utilização numa série de experiências simples em sala de aula, bem como uma melhor compreensão por parte dos alunos de alguns fenómenos do quotidiano relacionados com a energia.
Iniciativa da Siemens Angola pretende incentivar o interesse pelas ciências e engenharias
O evento vai contar com a presença de Sérgio Filipe, CEO da Siemens Angola, das embaixatrizes Portuguesa e Alemã em Angola, bem como de 13 colaboradores voluntários da empresa, que irão proporcionar aos alunos momentos de diversão e aprendizagem.
“Na Siemens acreditamos que o negócio só é sustentável se estiver ao serviço da sociedade e que o investimento em educação é fundamental para que possamos participar activamente no desenvolvimento económico do País”, refere o CEO da Siemens Angola, Sérgio Filipe. “Com estes kits damos oportunidade aos alunos de aprender fazendo. Para melhor perceber e reter os ensinamentos acreditamos que é fundamental poder experimentar e colocá-los em prática.”
De recordar que a Siemens já recolheu, com a participação activa dos seus colaboradores, 2000 livros que foram doados a escola Dom Bosco. Realizou, ainda, outras acções de voluntariado, através das quais os seus colaboradores desenvolveram actividades lúdicas e pedagógicas com a comunidade escolar, relacionadas com as temáticas da saúde e energia.
Adicionalmente, em Angola existem ainda outros projectos de responsabilidade corporativa com foco na educação e formação implementados pela Siemens, nomeadamente, as parcerias estabelecidas com a Universidade António Agostinho Neto, o Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISPTEC), o Instituto Médio Industrial de Luanda (IMIL) e o Instituto Médio Politécnico do Soyo, visando equipar os estabelecimentos de ensino com as tecnologias mais actuais em áreas de grande importância como a automação ou a robótica, e desta forma contribuir para melhor preparar os estudantes para o mercado de trabalho.