Os hackers violaram com sucesso a segurança do CCleaner para injectar malware no aplicativo e distribuí-lo para milhões de usuários.
Pesquisadores de segurança da Cisco Talos descobriram que os servidores de download usados pela Avast (a empresa que possui o CCleaner) foram comprometidos para distribuir malware dentro do CCleaner.
Segundo a Cisco Talos, “Por um período de tempo, a legítima versão assinada do CCleaner 5.33 que foi distribuída pela Avast também continha uma carga útil de malware em várias etapas que acompanha a instalação do aplicativo”.
Segundo as estatísticas avançadas pela Avast, o aplicativo já foi baixado mais de 2 bilhões de vezes, tornando-se um alvo popular para os hackers. Cerca de 2,27 milhões de usuários foram afectados pelo ataque, e a Avast acredita que foi capaz de prevenir o ataque aos usuários. “A empresa acredita ainda que, esses usuários estão seguros agora, pois sua investigação indica que foi capaz de desarmar a ameaça antes de poder causar qualquer dano”.
Tem usado o aplicativo no seu dispositivo?