Menos Fios

AIA. Plataforma Logística da Caála vai facilitar agricultura tecnológica

A construção da Plataforma Logística da Caála, na província do Huambo, vai poder transformar a agricultura na região de manual para tecnológica, segundo o presidente da Associação Industrial de Angola (AIA), José Severino.

O responsável que falava à margem da cerimónia de colocação da primeira pedra para a construção do empreendimento, informou que para além de ser fundamental para a rentabilidade do Corredor do Lobito, vai permitir com que os agricultores da região desenvolvam as atividades com mais tecnologia.

Referiu que a referida plataforma, através do armazenamento dos produtos, fará com que as culturas agrícolas em grande escala sejam transportadas e exportadas em melhores condições, contribuído no crescimento económico da região Central do país.

MAIS: CINFOTEC do Huambo disponibiliza 40 bolsas de estudo em 2024

José Severino destacou os investimentos do Reino dos Países Baixos na exportação de frutas e outras hortícolas, através do terminal frigorífico no Porto do Lobito e na Plataforma Logística da Caála, que vai ajudar na transferência de tecnologia, fazendo com que Huambo tenha mais emprego e volte a ter uma agricultura mais florescente.

Para o efeito, pediu celeridade nas obras do Caminhos de Ferro de Benguela, sobretudo, as concessionárias, que precisam investir já em mais vagões e na linha férrea, para a sua rentabilidade, pelo facto de o Governo angolano estar a fazer a sua parte, com a construção das devidas infraestruturas.

Por sua vez, o presidente do conselho de Administração do Entreposto Aduaneiro de Angola, Eduardo Machado, disse que a iniciativa vai melhorar a produção, armazenamento e o escoamento dos produtos, principalmente, com a instalação dos silos para a reserva de cereais, que permitirão acondicionar os grãos, tanto do ponto de vista de unidade, como na composição.

Exit mobile version