Depois de 4 dias intensos no Seedstars Summit, finalmente foi revelada a grande startup vencedora. Ela vem do Gana e chama-se “AgroCenta”!
Abaixo a lista das 12 finalistas:
- EMG Tech (África do Sul)
- Medsaf (Nigéria)
- GiftedMom (Camarões)
- AgroCenta (Gana)
- Junkbot (Emirados Arabes Unidos)
- SayurBox (Indonésia)
- Kargo (Myanmar)
- EVE.calls (Ucránia)
- Celcoin (Brasil)
- Payit (México)
- RedCapital (Chile)
- CMED (Bangladesh)
Mas, que problema resolve a Agrocenta?
A AgroCenta foi fundada por Francis Obirikorang e Michael K. Ocansey em 2015 para melhorar a cadeia de valor agrícola no Gana. Dois problemas críticos dentro da cadeia de valor, que são a falta de acesso ao mercado para pequenos agricultores nas áreas rurais e a falta de um sistema coordenado de entrega de caminhões para carregar os produtos das fazendas para os mercados.
A ideia da AgroCenta é resolver esses problemas com uma plataforma de vendas on-line que conecta os pequenos agricultores diretamente a um mercado on-line, que tem um tamanho geográfico mais amplo. Assim os agricultores controlam a venda e o preço para os clientes finais ficará mais acessível.
E quanto ao transporte, a Agrocenta tem uma solução interessante: uma vez que um agricultor recebe ofertas de compradores interessados, podiam chamar um camião com apenas um clique, usando a aplicação TrucKR, desenvolvida pela Agrocenta, que descreve a mesma como “Uber para camiões”.
Com a vitória no Seedstars a Agrocenta poderá receber até 1 milhão de doláres em investimento, podendo escalar o seu negócio muito mais rapidamente.
Mas não parou por aí nos prémios para África…
- A Nigeriana Vivian Nkwaka, fundadora da Startup “MedSaf”, venceu o prémio de melhor empreendedora.
- A Startup Sul Africana “EMGuidance” venceu na categoria de Saúde, saindo do certame com 50 mil USD.
Foi um dia memorável para as Startups Africanas no Seedstars.