A vencedora do concurso público para quarta licença de telecomunicações em Angola, ao qual foi a única candidata, a Africell que inicia operações no país ainda este ano, vai fornecer os serviços de televisão digital e dinheiro móvel.
Africell assinou um acordo multimilionário com a empresa de soluções de transporte sem fio Aviat, que fornecerá à empresa uma rede de transmissão desagregada pronta para o 5G em vários países africanos em que opera.
A implementação, que ocorrerá no segundo trimeste de 2021, será o primeiro esforço DCSG compactível com Telecom Infra Project (TIP) da Africell. A TIP é uma comunidade global de empresas e organizações que estão impulsionando soluções de ifnraestruturas para avançar na conectividade global.
O momento deste anúncio é bastante significativo. Não só a Africell, uma operadora móvel que atende mais de 12 milhões de assinantes, uma das operadoras móveis que mais crescem em África.
Angola é o quinto mercado onde o Grupo Africell vai ter operações, juntando-se ao Uganda, Serra Leoa, Gâmbia e RDC, onde já tem uma base de 12 milhões de clientes. Com origens no Líbano, o grupo está desde 2020 registado em Jersey, ilha do canal da Mancha, e tem escritórios em Londres.