A Africell, empresa que ganhou o concurso para a quarta operadora móvel em Angola, recebeu um financiamento adicional de 105 milhões de dólares com vista ao reforço das suas operações em África.
Num comunicado, a operadora revela que este empréstimo junta-se a um outro de 100 milhões de dólares cedido pela Development Finance Corporation (DFC), entidade do Governo dos EUA, em 2019 e renegociado em Maio último. Em conjunto, estes dois empréstimos têm como objectivo apoiar os planos de crescimento da Africell em África, designadamente o início da operação em Angola previsto para o final deste ano, e tornar sustentável a sua estratégia de longo prazo.
“Alguns são parceiros de sempre da Africell, outros estão a apoiar-nos pela primeira vez, facto que evidencia a robustez das nossas operações. Com este empréstimo o nosso Grupo garante a sua estratégia de longo prazo para África, designadamente o crescimento das nossas operações e a concretização dos objectivos comerciais que estabelecemos para cada um dos mercados em que já estamos presentes. A operação em Angola, que esperamos iniciar antes do final de 2021, irá igualmente beneficiar do financiamento agora atribuído ao Grupo Africell”, indica.
Por outro lado, o CEO da Gemcorp, Atanas Bostandjiev, sublinha que “a Gemcorp está satisfeita por ter contribuído para o financiamento das operações da Africell em África, sobretudo porque o mesmo se materializa num momento crucial da sua história. Este é o terceiro financiamento que atribuímos à Africell “.
A Africell ganhou o concurso público internacional para a quarta licença universal de comunicações móveis em Angola, lançado pelo Governo com o objectivo de reformar o sector e de contribuir para o maior desenvolvimento da sua economia.
Em África, a Africell conta com mais de 12 milhões de clientes, em países como a Serra Leoa, Uganda, República Democrática do Congo e Gâmbia.