A Africell dá mais um passo importante para o lançamento dos seus serviços em Angola, com a inauguração de um data center em Luanda, no dia de hoje, 20 de Outubro.
Na inauguração do data center teve a presença do Ministro das Telecomunicações, Tecnologia e Comunicação Social, Manuel Homem, bem como a embaixadora dos Estados Unidos da Ámerica em Angola, Nina Fete, e essa acção é resultado de um investimento financeiro muito significativo e onde será a pedra angular da rede da Africell em Angola, com objectivo de fornecer uma plataforma para um ecossistema digital para os utilizadores da rede móvel, empreendedores e inovadores.
Pleased to be in Luanda for the opening by @USAmbAngola of #USA🇺🇲-owned @AfricellAo's data center, a major step to the imminent launch in #Angola🇦🇴 of a high-speed 5G-enabled mobile network using infrastructure from @HP, @nokia, @Dell, @Oracle & other secure non-#China🇨🇳 tech. pic.twitter.com/Y6F8JY33Hj
— Dr. J. Peter Pham 🇺🇲 (@DrJPPham) October 20, 2021
“A abertura do data center é um marco significativo”, afirma Christopher Lundh, CEO da Africell Angola, onde acrescentou que “Queremos liderar a transformação digital. A Africell está a investir em tecnologia que proporcionará a Angola uma conectividade digital mais rápida, acessível e fiável do que antes. O novo data center da Africell possui particularidades tecnológicas únicas, tendo sido projetado em colaboração com parceiros de tecnologia mundialmente renomados e construído com os mais altos padrões de eficiência, desempenho e resiliência. É com orgulho que o apresentamos hoje porque dá vida à nossa visão digital para Angola e dá o tom para o futuro da nossa rede”.
Pelo que a redação do MenosFios apurou, esse data center é totalmente baseado em cloud e utiliza tecnologia de última geração para atingir níveis excepcionais de resiliência, confiabilidade e interoperabilidade.
Algo peculiar desse data center é que a mesma utiliza tecnologia de marcas internacionais na sua infraestrutura, como a HP, Nokia, Dell e Oracle, além de parceiros angolanos como a CPC Africa, a Jembas e a Prosecurity que estiveram envolvidos na elaboração, construção e implementação do projecto. O data center está localizado na sede da Africell Angola em Luanda, isto é, no edifício Kings Tower.
De informar que além de suportar a rede móvel da Africell Angola, esse mesmo data center irá beneficiar empreendedores e inovadores nacionais ao fornecer um ambiente aberto no qual podem hospedar, integrar e executar os seus aplicativos a um custo baixo, removendo assim um dos principais obstáculos para um empreendimento de sucesso: o acesso limitado aos principais recursos digitais.
MAIS: Africell e Angola Cables firmam parceria para assegurar internet de alta qualidade em Angola
As capacidades de rede em nuvem da Africell também oferecerão conectividade global rápida com a qual as empresas angolanas podem competir de forma mais eficaz nos mercados globais.
Falando ainda aos jornalistas, Christopher Lundh continua: “Um projeto nesta escala exige muita habilidade e trabalho árduo. Queremos agradecer à Administração Geral Tributária (AGT) pelo apoio no desembaraço do equipamento de forma rápida e segura, bem como ao Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) por colaborar na instalação física do data center para que o seu acesso mais crítico e as necessidades de energia pudessem ser atendidas”.
Tal como acontece com outras actividades da Africell em Angola, o data center irá criar inúmeros empregos para técnicos altamente qualificados nas áreas de informática, engenharia e telecomunicações. As funções incluirão serviços de TI , monitorização e manutenção da infraestrutura, e análise permanente de segurança e performance energética.
Para a Africell Angola, a inauguração desse data center é um exemplo claro do compromisso da empresa em impulsionar o emprego em Angola e transferir habilidades e conhecimentos de ponta aos funcionários locais.
A construção do data center encaixa-se na estratégia da Africell de liderar a transformação digital em Angola, onde nesse momento está a concluir a primeira fase de implementação de uma rede móvel capacitada para 5G de alta velocidade. O lançamento da rede vai acelerar o emprego, a educação, o entretenimento e o empreendedorismo em Angola.
MAIS: Africell assina acordo com a Oracle para implementação de serviços móveis em Angola
A Africell firmou uma série de parcerias tecnológicas entusiasmantes com empresas internacionais e locais (incluindo Nokia, Oracle, Aviat, Angola Cables, MST Telecom, Angola Telecom, TPA e Infrasat) encontrando-se outras em fase final de concretização.
“Estou muito satisfeito com o progresso da nossa operação aqui em Angola”, disse Ziad Dalloul, presidente e CEO do Africell Group. “As bases sólidas que estamos a lançar hoje, os termos de recrutamento, investimento e planeamento, irão beneficiar os nossos clientes assim que lançarmos oficialmente os serviços de rede móvel. A Africell está entusiasmada com a oportunidade de trazer inovação sem precedentes para o sector angolano das telecomunicações e estamos ansiosos por oferecer aos utilizadores móveis angolanos um serviço melhor e mais acessível do que antes”.