Para uma melhor transparência, no terceiro trimestre do mesmo ano, foi reaberto o referido concurso público, que esteve a ser dirigido por um grupo de trabalho encabeçado pelo Ministério das Finanças (MINFIN) que agora acaba de anunciar o vencedor do referido concurso por prévia qualificação.
A empresa de telecomunicações Africell Holding SAL foi apurada pelo grupo de trabalho para ficar com a licença da quarta operadora de título global unificado de telecomunicações. De acordo com uma nota de imprensa do grupo de trabalho do Governo, Africel Holding SAL deve, nos próximo dias, apresentar a sua proposta técnica e financeira.
De acordo com uma nota de imprensa do grupo constituído pelos ministros das Finanças, das Telecomunicações e Tecnologias de Informação e da Economia e Planeamento, o processo está na sua 2ª fase do Concurso para a Prestação de Serviço Público de Comunicações Electrónicas. A 30 de Setembro de 2019, foi aberta a fase de candidaturas, que se encerrou no dia 22 de Janeiro de 2020.
Que empresas participaram deste concurso público?
Após a realização de sessões de promoção e apresentação do concurso, que tiveram lugar nos Emirados Árabes Unidos, na África do Sul e em Angola, três empresas adquiriram as peças do concurso que são: MTN da África do Sul, a Africell Holding SAL da Gâmbia e o BAI Investimentos de Angola, tendo a Africell submetido a sua candidatura, através da plataforma electrónica do Serviço Nacional de Contratação Pública.
Na fase preparatória do concurso, lê-se na nota, foi efectuada uma análise e identificação de operadores de telecomunicações com potencial de participação neste concurso, tendo como base as geografias de operação, volume de negócios, número de clientes e presença internacional. Assim, foram identificadas 12 entidades com operações estabelecidas em África, Ásia, Europa e Médio Oriente.
Das entidades identificadas, destaque para as empresas Africell, Bharti Airtel, Maroc Telecom, MTN, Telkom South Africa, Orange e Vodafone.
A Comissão de Avaliação, após ter procedido ao exame formal dos documentos de candidatura submetidos pela candidata Africell Holding SAL, deliberou por unanimidade a sua qualificação e que a entidade fosse convidada pela Entidade Pública Contratante para apresentar a sua proposta.
Correcção: É importante aqui salientar que, a Africell ainda não é a 4ª operadora de telefonia móvel em Angola, mas dentre as três empresas que apresentaram a propostas, a única que foi convidada para apresentar proposta é a Africell, sendo as outras 2 desqualificadas por enquanto. Portanto caso a proposta da Africell seja aceite, então será oficialmente confirmada como a quarta operadora.