Africell confirma projecto de montagem de telemóveis na RDC

4424

A operadora de telecomunicações africana Africell anunciou o lançamento de um projecto piloto de montagem de telemóveis numa instalação especializada da “Industry Five” na capital da República Democrática do Congo (RDC), Kinshasa.

A empresa tem como objectivo montar até 30.000 do seus telemóveis próprios denominados Afriphone na RDC a partir de janeiro de 2022, e aproveitar as instalações da construtora.

A Africell and Industry Five esperam que o primeiro lote de Afriphones fabricados na RDC estejam prontos em fevereiro de 2022. A disponibilidade dos dispositivos está sujeita a testes de padrões de desempenho rígidos antes da distribuição para a população de mais de 90 milhões do país.

Após a fase inicial, a empresa informou que a produção aumentará e que até meio milhão de aparelhos Afriphones poderão ser montados nos próximos 12 meses. A empresa disse que os técnicos locais altamente treinados irão montar os dispositivos no local com a ajuda de robôs colaborativos.

Segundo a empresa, o processo produtivo também pode ser descentralizado, pois as futuras actividades técnicas poderão ocorrer nas unidades de Bandundu, Goma ou Lubumbashi.

MAIS: Africell vai ter mais de dois mil trabalhadores para distribuir os cartões SIM

A empresa disse que a decisão de começar a montar Afriphones na RDC reflete um compromisso mais amplo da Africell e da Industry Five em desenvolver o mercado regional, e que as instalações da Industry Five na RDC também devem produzir uma gama crescente de dispositivos, incluindo tablets, laptops, alta servidores de desempenho e soluções de armazenamento de dados.

Sam Williams, Director de Comunicações do grupo Africell disse: “O nosso negócio de rede móvel deve ser uma plataforma de crescimento e inovação. Isso se aplica tanto aos clientes que usam os nossos serviços quanto aos parceiros e fornecedores com os quais oferecemos nossos os serviços aos clientes. Ao montar Afriphones na RDC, estamos a estimular a inovação da cadeia de suprimentos e fazer uma aposta de longo prazo que pode transformar a economia das provisões móveis em nossos mercados operacionais africanos.”

O presidente do Industry Five Group, JP Folsgaard Bak, detalha as vantagens associadas à iniciativa. “Esta iniciativa desafia uma visão comum de que a única forma viável de colocar os telemóveis nas mãos dos consumidores africanos é importá-los prontos para uma caixa. Em vez disso, estamos a investir na força de trabalho e nas instalações que levarão uma seção importante da cadeia de abastecimento para o solo africano. As vantagens incluem a criação de empregos, preços mais competitivos e um sector de telefonia móvel na RDC que é mais capaz de resistir a choques globais de abastecimento.”

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui