Menos Fios

AfricaPlan Foundation seleciona 20 founders para o HackathonAfrica 2022

Já iniciou a edição inaugural do HackathonAfrica, em Enugu, sudeste da Nigéria.

O programa HackatonAfrica, uma criação da AfricaPlan Foundation, com sede nos EUA, é um campo intensivo de treinamento de codificação de software para recém-formados que visam combater o déficit de habilidades digitais na região sudeste da Nigéria e criar oportunidades para os jovens empreendedores explorarem a crescente indústria de tecnologia.

Com a taxa de desemprego da Nigéria em mais de 35%, a Fundação Africanoplan disse que o HackathonaAfrica oferece uma das várias oportunidades únicas que devem ser exploradas para enfrentar criativamente a crise do desemprego através de um programa de upskilling digital inclusivo e estratégico que cria oportunidades para a próxima geração de jovens nigerianos desempenhar um papel ativo na economia digital.

O Hackathon atraiu enorme interesse de jovens de toda a região com mais de 300 pedidos de candidaturas recebidos.

No entanto, apenas vinte recém-formados foram selecionados para integrar a primeira turma, que incluiu dez homens e dez mulheres, ressaltando o compromisso estratégico da Fundação com a inclusão, concedendo assim oportunidades iguais a ambos os sexos.

MAIS: Iniciativa DigiGirls forma mais de 4000 mulheres na Nigéria

Um campo de treinamento de codificação de software residencial totalmente financiado, o HackathonAfrica durará três meses e englobará treinamento prático intensivo em Fullstack Web Development (MERN) e nos mais recentes e mais comumente usados programas de codificação de software e bancos de dados em tecnologia hoje em dia.

O fundador da AfricaPlan Foundation, um executivo e empreendedor da indústria de tecnologia, Oni Chukwu, falando na cerimônia de abertura, lamentou a escassez de habilidades digitais na África, o que está dificultando a capacidade do continente de aproveitar totalmente as oportunidades económicas da revolução tecnológica e o seu empoderamento econômico.

Oni Chukwu salientou que os avanços tecnológicos, especialmente no desenvolvimento de software, interromperam praticamente todas as indústrias, resultando numa maior desvantagem para qualquer economia sem habilidades digitais suficientes ou proporcionais para atender às necessidades da indústria.

O funder convocou os formuladores de políticas, governos de todos os níveis e indivíduos preocupados a abraçar a nova realidade e colocar em prática medidas deliberadas de modo a impulsionar a energia dos jovens e os equiparão para explorar o setor de tecnologia.

Em consonância com a estrutura e o design da HackathonAfrica, os 20 estagiários após completarem os seus três meses de treinamento, a AfricaPlan fará todos os esforços para implantar graduados nas organizações parceiras da HackathonAfrica dentro e fora da Nigéria para o seu estágio, com um salário da AfricaPlan Foundation.

Mais empresas parceiras que possam participar na oferta de oportunidades de estágio para os alunos são bem-vindas.

Alguns dos participantes que falaram com repórteres durante a cerimônia expressaram gratidão à AfricaPlan Foundation pela oportunidade e prometeram aproveitar ao máximo o programa para iniciar carreiras na indústria tecnológica.

Exit mobile version