A Internet das Coisas, também conhecida por IoT (Internet of Things, em inglês), refere-se a uma revolução tecnológica que tem como objectivo conectar os itens usados do dia a dia à rede mundial. Tudo porque cada vez mais surgem electrodomésticos, meios de transporte e entre várias coisas conectadas à internet e a outros dispositivos, como computadores, smartphones e tablets.
O fórum africano sobre a Internet das coisas, vai reunir indústrias-chave para um dia de conteúdo de nível superior, estudos de casos baseados em soluções e discussão. As indústrias incluem transportes, saúde, logística, governo, energia, seguros e automotivo.
Em África, o potencial para a Internet das coisas é enorme. Existem vários desafios em sectores-chave como a energia; agricultura; o meio ambiente, bem como cuidados de saúde, e a Internet das coisas só poderia ser a solução para alguns desses problemas.
A ter lugar nos dias 29 e 30 de março de 2017, em Joanesburgo (África do sul), onde o principal evento vai sediar pessoas de diferentes sectores como, desenvolvedores e fabricantes, funcionários dos governos, funcionários de empresas de tecnologias de informação, fornecedores de tecnologias automotivos e muito mais.
Os principais tópicos que serão abordados no fórum africano sobre a Internet das coisas, são precisamente:
- A revolução da Internet das coisas;
- A implantação de uma solução de Internet das coisas;
- Internet das coisas, Big Data & the City;
- A criação de um quadro sustentável para a Integração da Internet das coisas;
- Inovar a segurança de TI para apoiar a Internet das coisa;
- De que forma a Internet das coisas melhora a eficiência, para permitir a inovação e impulsionar a transformação dos negócios reais ?
- Como é que a Internet das coisas pode refazer uma indústria?
Uma das vantagens da Internet das coisas é a ligação de todos os objectos, o que por si só é uma ideia importante. Esta ligação trás benefícios claros à nossa sociedade, possibilita um maior controle e compreensão de como os sistemas interagem entre si e proporciona uma melhor qualidade de vida a todos.
Para que tenha uma ideia melhor sobre o conceito da Internet das coisas, assista o vídeo abaixo.