África Code Week está de volta em Angola na sua 3ª edição

3273

No ano passado, cerca de 1,3 milhões de jovens africanos aprenderam a codificar graça à iniciativa do África Code Week que também passou por Angola, e para este ano o programa regressa na sua terceira edição.

Com cerca de 12 853 jovens engajados em Angola nos últimos dois anos, considera-se que a iniciativa Africa Code Week foi um retumbante sucesso no País e isto é uma boa prova do impacto das parcerias público-privadas em estratégias de capacitação na era digital.

A iniciativa foi já abraçada pelos Ministérios de Educação (MED), Ensino Superior Ciências Tecnologias e Inovação (MESCTI) assim como o das Telecomunicações e Tecnologias de Informação (MTTI). Graças à colaboração exemplar de diversos organismos governamentais e privados, centenas de professores foram formados em Angola com conteúdos e materiais de aprendizagem práticos que podem ser facilmente integrados no currículo escolar.

Tal como nos últimos dois anos passados, o Africa Code Week 2018 em Angola realizar-se-à em duas fases:

A primeira vai decorrer de 18 à 19 de Setembro e que consiste na Capacitação de Formadores e DocentesAs sessões de formação desta fase irão se realizar na Mediateca de Luanda (Largo das escolas) e serão conduzidas por especialistas ligados à empresa SAP e a um organismo sul-africano que é um dos parceiros do Projecto. Nesta formação, com uma duração de 3 horas por sessão, serão leccionadas matérias sobre Pensamento Computacional, Scratch e Competências essenciais para o Século 21.

A segunda fase irá decorrer, entre os dias 15 à 26 de Outubro de 2018, em várias províncias do País e vai consistir na capacitação de crianças e jovens em escolas, igrejas e outros locais. Estas acções de capacitação serão asseguradas pelos formadores e professores que foram treinados na primeira fase.

Por outra, a organização está a preparar também um mini concurso de programação (“Hackaton”) que vai decorrer durante o mês de Outubro sendo a sua sessão final agendada para os dias 29 e 30. Neste concurso, poderão participar todos os programadores nacionais que o queiram, sendo simplesmente necessário que as suas aplicações sejam viradas para a resolução de problemas sociais. O regulamento deste concurso será divulgado atempadamente nas próximas semanas (isto é, antes do final deste mês de Setembro).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui