As administrações municipais da província do Zaire foram aconselhadas a investirem mais nas tecnologias de informação e comunicação (TIC), segundo o diretor do Gabinete Provincial dos Registos e Modernização Administrativa, António Félix Kialunguila.
O gestor que falava na abertura da segunda fase da formação sobre os Novos Módulos do Portal do Munícipe, dirigida a administradores municipais, técnicos do governo local e gestores de diversas instituições públicas, disse que um atendimento mais eficiente aos utentes passa pela dominação das ferramentas tecnológicas por parte dos agentes da administração pública.
O diretor do Gabinete recomendou ainda que as administrações usem com eficácia essa ferramenta visando gerar mais receitas comunitárias e aumentar a capacidade de se inscrever mais projetos no Orçamento Geral do Estado (OGE) em cada ano económico.
MAIS: Zaíre. Plataforma de comércio externo é ativada na Província
Já Augusto Tiago, administrador municipal do Nzeto, sublinha que a implementação do Portal do Munícipe proporcionou mais confiança entre o cidadão e os servidores públicos.
O Portal do Munícipe é uma plataforma de arrecadação de receitas municipais lançado em 2017 e que vem para substituir a emissão física de documentos pelas administrações municipais, comunais e distritais.
A respetiva plataforma tecnológica ainda permite as administrações locais a efetuar cobranças dos emolumentos, aos cidadãos, resultantes dos serviços prestados pelas respetivas circunscrições territoriais.
O Portal do Munícipe visa reforçar a desconcentração administrativa e financeira, visando garantir a operacionalização dos serviços e a promoção do desenvolvimento local.