A necessidade de uma mãe ajudar o seu filho na tarefa de casa levou com que uma dupla de alemães criasse uma caneta que vibra quando o usuário erra ao escrever.
“Lernstift” é o nome da caneta que além de ajudar a não cometermos erros ortográficos ainda “promete” ajudar-nos a melhorar a caligrafia.
O projecto desta caneta está a ser financiado pelo famoso site Kickstarter, que é um site de financiamento colectivo que apoia projectos tecnológicos que se mostrem inovadores. Os fundos para o desenvolvimento do projecto, obviamente, são obtidos pela contribuição dos usuários do Kickstarter.
Vamos a parte técnica.
Para conseguir detectar os erros, a caneta tem um sensor de movimentos que combina um giroscópio e um acelerómetro (sensores bastante comuns em todos smartphones de topo), para que ela consiga capturar e monitorar a escrita do usuário, vibrando toda a vez que uma palavra errada aparece no papel.
Quanto ao hardware, a caneta possui um processador, um chip de memória, um módulo para a vibração e uma antena para conexões Wi-Fi. A caneta possui ainda dois modos: o aviso de gramática e um monitor que auxilia na melhora da caligrafia.
Quanto ao preço…
Aproximadamente 152 USD . Por enquanto o projecto continua a angariar fundos e já conseguiu 22 mil libras, o objectivo é conseguir 120 mil libras até ao dia 9 de Agosto. Será que conseguem?
Não restam dúvidas de que é um projecto interessante, veja o vídeo da caneta em acção:
Via: G1||Kickstarter