Acelerar a cobertura digital em Moçambique é um desafio

1672

A operadora Movitel considera que o mercado digital de Moçambique é demasiado complexo dado a extensão do país, natureza do clima que em algumas vezes dificultam a operação de expansão da rede de telefonia móvel.

Segundo o diretor técnico daquela operadora, Nércio Mucavel, a operadora tem a pretensão de fazer jus ao seu slogan “em todo o lugar a todo o momento” chegar a todas partes mais recônditas do país.

Temos aderido ao plano de expansão e a nossa ideia é levar todos os serviços 2, 3 e 4G para todos os cidadãos que nunca tiveram acesso a esses serviços bem como salvaguardarem a carteira-móvel para abranger as populações em zonas rurais sem descurar as zonas urbanas cujo plano assenta no propósito do bem servir o país“, disse o responsável.

Em relação à cobertura de rede, Nércio Mucavel diz que a sua operadora tem uma cobertura na ordem de 85%, havendo um e outro ponto sem ainda cobertura. Mas, a perspetiva é cobrir o posto administrativo de Matibane, em Mossuril, Molumbo, na província da Zambézia. Estes pontos mencionados, segundo esclareceu Nércio Mucavel têm a rede, contudo sem a qualidade desejada, pois a rede vêm por inerência dos distritos vizinhos.

Estamos a trabalhar com o INCM no programa acesso universal ao qual acreditamos que vai cobrir essa parcela não coberta“, disse acrescentando que nessas zonas mencionadas a internet é 2G.

Há alguns distritos que mostram um desenvolvimento acelerado, daí que implantamos a 4G, sublinhando ainda que em relação à carteira móvel há um crescimento notório mercê do esforço das equipas que diariamente se desdobram na angariação de clientes.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui