Com o objectivo de fortalecer as competências digitais em Angola e preparar a sociedade para os desafios da era digital, a Academia BAI lançou um movimento pela utilização digital denominado “MUDA-Angola”.
A ferramenta digital vai ter como missão preparar todos os segmentos da sociedade para enfrentar os desafios da transformação digital, através de programas de capacitação que abrangem desde infra-estruturas digitais até à formação de gestores e cidadãos.
Para o idealizador do programa, Alexandre José Nilo Fonseca o mesmo surge num momento em que o apoio político à transformação digital é crescente, alinhando-se aos esforços do governo para modernizar infra-estruturas e serviços públicos em Angola.
MAIS: IMA e Microsoft reforçam parceria para impulsionar a transformação digital em Angola
O responsável frisa ainda que com o lançamento do MUDA-Angola, a Academia BAI e o MUDA comprometem-se unir esforços e desenvolver as condições necessárias para a capacitação de gestores, funcionários públicos e cidadãos, além de facilitar o diálogo com decisores políticos sobre a relevância da digitalização no desenvolvimento nacional.
O Movimento pela Utilização Digital Ativa (MUDA), com sede em Portugal, é uma iniciativa de âmbito internacional que tem como objectivo principal promover o desenvolvimento de competências digitais nas nações, nas organizações públicas e privadas, e entre os cidadãos.
O movimento incentiva a adopção de tecnologias emergentes, como a inteligência artificial e a internet das coisas, e fomenta parcerias entre governos, empresas, instituições académicas e ONGs para promover a inovação e o desenvolvimento sustentável.