Apenas 200 startups estão reconhecidas no Instituto Nacional de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (INAPEM), segundo a Associação Angolana de Startups e Empreendedorismo Digital (AASED).
De acordo com Lisa Videira, Presidente do organismo, falando no final de uma mesa-redonda com o tema “O papel das economias criativa e digital na promoção do Feito em Angola e dinamização da economia nacional”, a AASED está a reunir a classe de empreendedores para poderem definir as melhores estratégias de atuação no mercado nacional e inscrever os membros no INAPEM, um serviço público tutelado pelo Ministério da Economia, encarregue pelo acompanhamento, certificação e classificação das micro, pequenas e medias empresas.
Segundo o que a redação da MenosFios apurou, uma sociedade certificada pelo INAPEM goza de vários benefícios como, Redução do Imposto até 50% e Isenção de encargos e emolumentos.
A responsável informou ainda que a AASED está apostada em contribuir para a divulgação da produção nacional, através das Startups e dos empreendedores digitais, com o objetivo de tornar mais conhecidos os produtos do país, no mercado interno e externo.
MAIS: Associação Angolana de Startups tem novo corpo diretivo
No evento, inserido no programa de atividades da Expo Feito em Angola, Lisa Videira referiu que as Startups e empreendedores digitais podem contribuir para o crescimento da economia, ajudando no aumento de vendas e na renda dos produtores, com a promoção e divulgação de vários produtos, através das plataformas digitais.
“A associação, as startups e os empreendedores digitais estão disponíveis em contribuir para o crescimento da economia, usando as novas tecnologias de informação, como a internet e as redes sociais, para podermos dar a conhecer ao público o que está a ser feito em Angola“, disse.
Exemplificou que se um agricultor não conseguir escoar o seu produto, pode usar a plataforma digital para vender a sua produção. Para a gestora, o empreendedor digital é alguém que ajuda as empresas ou os produtores a tornar os produtos, ou serviços mais conhecidos no seio do público.
“Acredito que as Startups e o empreendedor digital podpossa em ajudar o Executivo a solucionar problemas que muitas das vezes frenam o crescimento da nossa economia, porque queremos ajudar no aumento da renda familiar e dos impostos para o Estado“, notou.
Saiba mais sobre as vantagens de ter a sua empresa registada junto do INAPEM, clicando aqui.