William de Oliveira falava durante o segundo painel, onde abordou tema “O Impacto da Inteligência Artificial no Futuro das Telecomunicações”.
“O sector das telecomunicações enfrenta uma necessidade de uma crescente procura por dados e conectividade, impulsionado pelo aumento exponencial do número de dispositivos conectado e a necessidade de redes mais robustas e inteligentes. Nesse cenário, a inteligência artificial emerge como a chave para a transmissão de informação e conhecimento”, disse.
Tal como explica o especialista, a inteligência artificial (IA) já está presente em áreas especializadas e concentram em diferentes aspectos da cognição humana, como aprendizado, linguagem e visão. Assim, os principais tipo de IA utlizados actualmente são, machine Learnig, deep learnig, processamento de linguagem natural, visão computacional, robótica e sistemas especializados.
MAIS: [VII Fórum Telecom] O futuro das telecomunicações em Angola
“A inteligência artificial é a capacidade das máquinas de simular a inteligência humana, como aprender, raciocinar e resolver problemas“, reforçou.
No entanto, este sector apresenta muitos desafios, entre os quais investimentos inicias, gerenciamento de dados, segurança cibernética, consumo de energia e impacto ambiental, alta procura de recursos, falta de confiança dos clientes, mudança cultural e regulamentação. “É importante referir que a IA não é algo barato”, rematou.
O VII FÓRUM TELECOM do jornal Expansão decorreu no Hotel InterContinental e teve como tema principal “O Futuro das Telecomunicações em Angola – as Indústrias, os Serviços e as Empresas”.