Sistema Operativo de código aberto implica que uma grande quantidade de utilizadores poderão analisar linha à linha e encontrar problemas/falhas/vulnerabilidades. Essa é a faca de dois gumes que torna o Android tão customizável e tão inseguro.
Numa pesquisa feita pela F-secure ( decerto que já viram o antivírus que essa empresa de segurança Finlandesa tem), a revelação, não tão surpreendente, é que 99% dos malwares produzidos tiveram o foco nos dispositivos Android.
Caso não goste de percentagens, entenda: apareceram 277 novos ataques para dispositivos móveis e apenas 2 eram destinados para dispositivos da Apple.
Pelos vistos, os atacantes tentam cada vez menos encontrar vulnerabilidades em dispositivos da Apple, o que mostra que a empresa tem tomado as medidas certas, começando com a sua loja de aplicativos que praticamente não teve falhas de segurança durante toda a sua existência, ao contrário daquela outra loja de aplicativos da concorrência [ sim, essa mesmo].
Mas, não pensem que os ataques dirigidos para Android são apenas por motivos de insegurança do sistema. Outro grande factor é a quantidade de utilizadores e o potencial número de utilizadores mal informados. Tornando assim a vida dos atacantes relativamente mais fácil.
Se tem um telemóvel com Android, não hesite, instale um antivírus confiável.
[Fonte]: IBTimes