O continente africano é dividido hoje em 5 regiões que por sua vez separam-se em 55 países que falam mais de 2.096 línguas com quase 9 mil dialetos diferentes.
Paralelamente, a CB Insights, empresa norte americana de pesquisa e tecnologia, levantou que em 2020 cerca de 1.35 milhões de startups de tecnologia estavam ativas no mundo.
O número de empresas deste tipo vem crescendo muito nos últimos anos e algumas das que mais se destacaram nasceram a partir das demandas, pluralidades e riquezas culturais das nações africanas.
Diante disso, listamos 5 startups que nasceram e atuam em diferentes localidades da África que são presença indispensável em qualquer radar de negócios inovadores para o futuro:
1. Intella
Se apresentando como uma plataforma de inteligência de mercado que provê insights e ajuda nas operações comerciais e de branding no cotidiano das empresas, esta startup egípcia é uma dos grandes nomes emergentes no seu segmento. Tendo conseguido aporte recente de mais de um 1 milhão de dólares, a empresa que já atua em 3 países com certeza estará presente em muitos outros.
2. Koolboks
Uma das duas ganhadoras do primeiro prêmio Africa Tech Awards, promovido pelo International Finance Corporation (IFC), a Koolboks se destacou no campo da “climate tech” e desenvolve produtos de refrigeração acessíveis, com tecnologia de ponta e que não agridem o meio ambiente.
3. Digemy
Com base na Cidade do Cabo, capital legislativa da África do Sul, esta startup tem como objetivo a facilitação do ensino, trabalhando com educadores que por meio da plataforma capacitam e treinam equipes remotamente para o mercado. Com uso da gamificação do aprendizado, ferramentas de editor de vídeo online, como legendas, vinhetas e conteúdo inteligente, a empresa vem vencendo a barreira do engajamento no ensino online e já saiu com mais de 70 mil dólares de sua primeira rodada de investimento,
4. Heyfood
Com a premissa de levar os restaurantes favoritos dos cidadãos nigerianos às suas portas, a Heyfood vem ganhando mercado aos poucos. Se destacando pela usabilidade e, segundo a empresa, o desafio do status quo, este aplicativo vem se tornando um dos favoritos para pedir comida e já tem mais de 5 mil downloads somente na Play Store.
5. Boya
Se propondo a ajudar os negócios a terem uma melhor gestão financeira e acompanhamento do que é gasto para que melhores decisões corporativas sejam tomadas, a startup Kenyana, criada em 2021 e com sede em Nairobi vem tornando a vida financeira dos empreendedores mais fácil com o uso de tecnologia para o controle de custos e cartõe Visa digitais e físicos para administração de verba.
O cenário de tecnologia dos países africanos é vibrante e atrai especialistas do mundo todo, então quer você invista, tenha sua startup ou seja só um entusiasta deste mercado, vale seguir as empresas desta lista de perto!