É já nos próximos dias 21 e 22 de setembro que acontece a 7ª edição do Angolan Collegiate Programming Contest AOCPC (Concurso Angolano de Programação), que vai contar com presença de 26 universidades, das diferentes regiões académicas do nosso país, 96 estudantes vindo de 13 províncias do país, onde cada equipa será representada por três estudantes e um treinador.
O evento tecnológico tem como objectivo promover a criatividade, os novos talentos, o trabalho em equipa e a inovação na construção de novos programas de softwares e permitir que os estudantes nacionais testem as suas capacidades.
Para essa edição de 2023, o concurso prevê alguns requisitos para os candidatos, como ser estudante universitário, saber programar em C, C++, Java, Python e kotlyn, grupo de três estudantes e um professor da mesma universidade.
De informar que as equipas BAD B, Candy Crush e Overflow todas afetas ao Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISPTEC), foram as grandes vencedoras da 6ª edição do Concurso Angolano Universitário de Programação- AOCPC.
MAIS: Cientista angolano “Arlindo Almada” vence concurso de programação do MIT
Os vencedores receberão como prémio computadores portáteis e representaram Angola no concurso Africano Universitário de Programação que decorreu no Egipto, em dezembro último. As equipas africanas que são apuradas a nível continental, participam da final mundial.
A edição de 2022, que contou com mais de 50 equipas das mais de 35 Instituições de Ensino Superior (IES) do país, teve um grande número de novidades, como a criação da categoria dos estudantes do ensino Médio, tendo a equipa denominada The Winners do Instituto Médio Politécnico Smart Bits conquistado o 1º lugar.
O certame teve lugar no pavilhão polidesportivo do ISPTEC nos dias 13 e 14 de outubro do ano passado, e onde cada equipa esteve representada por três estudantes e um treinador.