2024 é o ano da chegada do USB-C a todos os dispositivos da UE

1699

Em 2022 surgiu oficialmente a informação de que, a União Europeia (UE) terá carregador único para dispositivos portáteis até final de 2024, mas agora decidiu fazer EU recorda que 2024 é o ano da chegada do USB-C a todos os dispositivos, uma das mais importantes mudanças que promoveu nos últimos anos.

Para quem ainda não percebeu, o USB-C vai passar a ser o padrão para as portas de carregamento dentro da UE, o que de uma maneira ou de outra acabará por afectar outros mercados, ou territórios adjacentes. Todos os dispositivos eletrónicos vão ter de respeitar este padrão e oferecer aos utilizadores uma interface comum para carregamento. Na publicação que fez no X (ex- Twitter) a União Europeia reforçou que está medida defende a promoção da inovação tecnológica. Versa-se agora no domínio do carregamento de dispositivos eletrónicos e a prevenção da fragmentação do mercado.

Novos dispositivos com o USB-C presente

Esta não será uma obrigatoriedade que se aplique a apenas uma categoria de equipamentos. A União Europeia quis criar uma medida mais alagada e assim a porta USB-C terá de estar disponível para smartphones, tablets, headphones, colunas portáteis, consolas, leitores e-book, teclados, ratos e sistemas GPS portáteis.

A mudança já começou a tomar forma durante 2023 e uma das maiores mudanças chegou com o novo iPhone. Se na maioria dos dispositivos Android o USB-C é já a norma, no caso da Apple, e após muita oposição, a chegada do iPhone 15 com uma interface USB-C veio alterar muito, sendo também alargada à restante gama de dispositivos.

Os ganhos que está medida traz são óbvios, em especial no que toca à poupança nos carregadores, que assim se tornam universais. Ao mesmo tempo, ajudará a evitar que diferentes produtores limitem injustificadamente a velocidade de carregamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui